Consumo trabalho da Beatriz e da Bruna Correção

Objeto Real - refere-se à fenómenos económicos concretos e observáveis, como a produção de bens, o consumo, o emprego ou as flutuações de preços.

Objeto Científico - refere-se ao estudo e à análise desses fenómenos económicos através de teorias, modelos e métodos científicos

Interdisciplinaridade - atitude metodológica que recorre ás diversas ciências sociais para o estudo da realidade social

FST ( Fenómenos Sociais Totais) 

> são situações e comportamentos que decorrem da vida em sociedade. A família, a pobreza e as alterações climáticas são alguns exemplos

Fatores que influenciam o consumo que é um fenómeno social complexo, condicionado por múltiplas ciências:

- fatores económicos: preço dos bens, inovação da tecnologia, rendimento dos consumidores e crédito

- fatores extraeconómicos: tradição, sexo, publicidade, dimensão e composição do agregado familiar, moda...

Estrutura do consumo:

  • As famílias devem administrar racionalmente o seu rendimento;
  • A estrutura do consumo é a distribuição das despesas;

  • A percentagem de cada categoria em relação ao total chama-se coeficiente orçamental.


O objeto real do consumo é tudo o que compramos e usamos no dia a dia, como roupas, eletrônicos, comida e serviços. É a parte prática, onde trocamos dinheiro por produtos e por experiências que desejamos.

O objeto científico do consumo é estudado como e por que consumimos. Os especialistas analisam fatores como o preço, a moda e as influências sociais para entenderem as nossas escolhas. Isso envolve pesquisas e teorias sobre o nosso comportamento.

A interdisciplinaridade é crucial para entender o consumo, pois ela não pode ser analisada de uma única perspetiva. A psicologia explica o papel das emoções nas escolhas de consumo, a economia foca na influência de preços e renda, enquanto a sociologia investiga como a cultura e as tendências sociais que afetam as nossas decisões. Portanto, para uma compreensão completa do consumo, é essencial integrar essas diversas abordagens, permitindo uma análise mais rica e profunda do interesse.

Atualmente, muitos consumidores estão mais conscientes do impacto ambiental das suas escolhas, assim procuram produtos mais sustentáveis ​​que ajudem a preservar o planeta. Assim, o consumo vai além das simples compras; ele reflete quem somos e o que valorizamos. Ao consumir, é importante considerar não apenas as nossas necessidades, mas também o efeito que as nossas decisões têm no mundo.

(o texto tem 371 palavras)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produção e processo produtivo 7 de novembro

cálculo da taxa de inflacão